Telecom & PayTV (Incentivos & Novos Canais) – Pratika Consultoria

Telecom & PayTV (Incentivos & Novos Canais)

Ampliar capilaridade geográfica e construir nova política de incentivos

“O aumento de capilaridade foi crítico para o nosso negócio.”

Índice de Performance

  • Contexto inicial
    80% das vendas concentradas em grandes cidades. Apenas os dealers com alto volume de vendas eram premiados, mesmo com baixa qualidade nas vendas.
  • Impacto da solução
    60 mil vendas adicionais via novos canais, em 4 meses
    + 25% das vendas nas cidades-alvo.
    16% na melhoria da qualidade das vendas (early churn).
    38% de melhoria nos indicadores de serviços de campo.

Direção Estratégica

  • Ampliar capilaridade com contratação de novos dealers.
  • Subsídio parcial e temporário para o aumento de vendedores em dealers existentes.
  • Campanhas de incentivo para cidades mais remotas, com adicional de comissionamento.
  • Aumento de pontos fixos promocionais nas cidades-alvo.
  • Redesenho do programa de bonificação, amarrando a performance em um scorecard de até 8 indicadores.

Validação de Conceito

  • Teste de conceito com top 20 Dealers, garantindo ações comerciais alinhadas com o conhecimento de quem está na linha de frente.
  • Teste de mercado por 45 dias em 4 hubs geográficos de capilaridade ampliada (Oeste Paulista, Pará, Interior de MG e Interior de SC).
  • Resultados expressivos em 3 praças teste e identificação de barreiras em praças de menor performance.
  • Apresentação presencial e virtual das novas regras e do novo modelo, além de suporte online

Ativação da Organização

  • Parceira com o cliente para acompanhamento de capilaridade por 6 meses.
  • Painel diário para acompanhamento de novos dealers em vendas, ações implementadas, ganhos e pontos a melhorar.
  • Acompanhamento das frentes estruturais e de transformação, com realinhamento de metas.
  • Indicação de 1 líder por frente
  • Bonificação dos dealers alinhado ao modelo de remuneração da equipe de gestão.