Pesquisa mostra que 54% das empresas não possuem ferramentas de gestão de equipe e relação com clientes
Gerenciar equipes é essencial para garantir a eficácia de um negócio, em especial quando falamos sobre o time comercial. Porém, segundo pesquisa realizada pela RD Station, 54% das empresas não possuem ferramentas de gestão de equipe e relação com clientes. Isso mostra que, apesar de necessário, muitas companhias precisam aprimorar seus processos de gestão e engajamento dos profissionais.
Para Guilherme Wiering, sócio-fundador da Pratika, consultoria com foco em aumento de eficiência comercial, o time de vendas é um pilar importante que apoia o crescimento de uma companhia, e por isso é preciso um olhar estratégico sobre ele. “O que a cabeça pensa, sem as mãos, não faz sentido. Não adianta ter um bom diagnóstico e boas soluções se a ‘força tática’ do projeto não está disposta a realizá-lo”, pontua.
Pensando nisso, o executivo dá algumas dicas de como garantir o engajamento de equipes. Confira!
Ouça os colaboradores
O time é composto por pessoas que precisam se sentir genuinamente parte dele. Por isso, entender suas necessidades é parte importante do processo que deve ser englobado em uma cultura organizacional, não só em uma área da empresa. “É necessário construir e fortalecer os valores, a fim de aproximar, ouvir e, ao mesmo tempo, alinhar a equipe comercial com os objetivos e metas do negócio”, explica o executivo.
Estabeleça metas
Ter uma meta bem definida é um dos primeiros passos para o sucesso da aplicação de um plano comercial. Isso faz com que a equipe possa focar mais em um objetivo coerente, o que aumenta a produtividade e a efetividade do trabalho. Para o executivo, “é necessário criar um sistema de metas que seja fácil de ser seguido. Além disso, elas devem ser, em alguma medida, mensuráveis, a fim de que se possa entender o que deu certo e errado e aprender com isso em planejamentos futuros”, afirma.
Deixe os desafios sempre claros
Além de criar as metas, os desafios e expectativas precisam ser sempre muito claros para a equipe. Afinal, só assim todos vão saber o lugar em que se quer chegar, garantindo que todos os objetivos estão claros. É essencial que o colaborador entenda o porquê do seu trabalho.
Dê espaço para as ideias de todos
Inovação é a palavra de ordem para se destacar no mercado e em grande parte dos casos ela acontece a partir de pensamentos conjuntos e complementares. “Promover um espaço para a cocriação, visando a inovação, é uma solução em que todos saem ganhando. A empresa se destaca no mercado e o time se engaja, participando ativamente do processo”, ressalta Wiering.
A visibilidade é fundamental
Nem só de metas e desafios vivem as equipes comerciais. Os resultados também são importantes e devem ser compartilhados de maneira transparente. “A visibilidade é fundamental para todos conseguirem entender o andar do trabalho, quais são os pontos que precisam ser ajustados e quais estão caminhando bem. Engajar não é só mostrar os desafios, mas também o retorno de todo o trabalho árduo do dia a dia”, finaliza o executivo.
Por Redação Instituto Êxito – publicado em: https://empreendaexito.ig.com.br/2022-10-30/confira-5-dicas-para-engajar-um-time-de-vendas.html