O cenário de negócios vive em constante mudança, e a concorrência – e muito graças a ela também – nos faz dedicar mais tempo e mais recursos à melhoria contínua.
Processos bem definidos, que reflitam de forma precisa as diversas jornadas do cliente, desde a pesquisa de sua necessidade, o entendimento correto do que irá comprar, como será pago, entregue e depois no seu ciclo de relacionamento com a empresa, são fundamentais para garantir que não haja fricção nos diversos pontos de contato.
Gerenciar eficazmente toda a cadeia de valor e o ciclo de vida do cliente requer esforços contínuos na supervisão e otimização de cada etapa do funil comercial. Isso só é possível com uma sólida gestão da informação que permita retroalimentar o negócio de forma eficiente.
O mapeamento de processos obriga uma escuta ativa do mercado. Esta escuta só é possível aliando pessoas e tecnologia.
No campo das pessoas, o marketing e a área de vendas devem ter um olhar atento ao mercado, suportado por sistemas de gestão comercial, geração de demanda, monitoramento das redes sociais e de campo. Sem sistemas associados, isto é praticamente impossível de se acompanhar.
Da porta para dentro, é muito importante que o pensamento estratégico e tático saiba municiar as áreas produtivas do contexto de mercado e que sejam atendidos os requisitos de S&OP, finanças para que tudo funcione o mais próximo possível de uma máquina precisa.
Do outro lado, a tecnologia, que evolui cada vez mais rápida, novos formatos de canais de vendas, novas formas logísticas, inovações em toda a cadeia produtiva, inteligência artificial e uma infinidade de sistemas, contribuem para que clientes tenham cada vez mais acesso a uma forma de consumo constantemente disruptiva.
Aliando processos a sistemas, temos possibilidades infinitas de integrações, muitas vezes complexas, mas que são fundamentais para o sucesso de qualquer iniciativa. Apesar de podermos nos deparar com custos aparentemente elevados, o segredo está em entender como cada sistema pode contribuir para o objetivo final: uma gestão eficiente, focada em resultados.
Alçadas comerciais, aprovações de crédito, gestão de carteiras de clientes para que não haja conflito de canais de vendas ou até mesmo perdas financeiras. Uma boa gestão de crédito, de pedidos, do faturamento e da entrega são impossíveis de serem geridas sem processos e sistemas integrados. E sistemas que não reflitam estes processos em indicadores intermediários e de gestão não nos serviriam para muito no cenário atual. Quanto mais no futuro.
Vender mais, atender bem e cumprir com o papel de cada empresa em seu setor é condição básica de existência. Mas nada disso é possível sem que haja um profundo comprometimento com seus processos e com as informações que vêm de fora para dentro, do entendimento de que cada empresa deve entregar aquilo que promete, do quão saudável está o negócio, de se buscar incessantemente eficiência de custos, de mão de obra e de time to market.
Na Pratika, buscamos levar esse nível de entendimento e comprometimento em cada projeto que desenvolvemos. Buscando as melhores soluções para nossos clientes tanto em seus processos comerciais, quanto em como traduzir esses processos em sistemas viáveis e que tragam relevância para seus negócios com seus clientes finais.