A transformação comercial pode ser cheia de armadilhas – Pratika Consultoria

Insights

Ratoeira representando as armadilhas que podem haver em um processo de transformação comercial

A transformação comercial pode ser cheia de armadilhas

Guilherme Wiering

Guilherme Wiering

Managing partner

Aqui estão algumas das principais armadilhas a serem evitadas que nós aqui na Pratika Consultoria Comercial nos deparamos algumas dezenas de vezes em projetos com nossos clientes (e corrigimos a rota, é claro):

  1. Falta de clareza nos objetivos: é importante estabelecer claramente os objetivos da transformação comercial antes de começar. Sem objetivos claros, é fácil perder o foco e se desviar do caminho.
  2. Falta de liderança: um líder forte e comprometido é crucial para o sucesso da transformação comercial. Sem liderança eficaz, o processo pode perder impulso ou se desviar.
  3. Mudanças rápidas demais: embora seja importante ser ágil, mudanças rápidas demais podem causar confusão e perda de produtividade. É importante avaliar cuidadosamente as mudanças e implementá-las de maneira controlada.
  4. Falta de engajamento da equipe: a transformação comercial é um esforço em equipe, e é importante envolver a equipe e garantir que todos estejam comprometidos com o processo, desde o início, legitimamente. Quando é “fake”, todo mundo percebe! E a resistência vencerá…
  5. Não considerar o impacto nos clientes: é importante considerar o impacto das mudanças nos clientes e garantir que eles continuem satisfeitos com o serviço e produtos. Afinal: eles não são mesmo o centro e o sentido de tudo?

Considere e reflita sobre estes pontos antes e durante um processo de transformação mais forte ou mesmo quando precisar reagir a obstáculos persistentes nos seus desafios comerciais e de negócios ao longo da jornada!