Aqui estão algumas das principais armadilhas a serem evitadas que nós aqui na Pratika Consultoria Comercial nos deparamos algumas dezenas de vezes em projetos com nossos clientes (e corrigimos a rota, é claro):
- Falta de clareza nos objetivos: é importante estabelecer claramente os objetivos da transformação comercial antes de começar. Sem objetivos claros, é fácil perder o foco e se desviar do caminho.
- Falta de liderança: um líder forte e comprometido é crucial para o sucesso da transformação comercial. Sem liderança eficaz, o processo pode perder impulso ou se desviar.
- Mudanças rápidas demais: embora seja importante ser ágil, mudanças rápidas demais podem causar confusão e perda de produtividade. É importante avaliar cuidadosamente as mudanças e implementá-las de maneira controlada.
- Falta de engajamento da equipe: a transformação comercial é um esforço em equipe, e é importante envolver a equipe e garantir que todos estejam comprometidos com o processo, desde o início, legitimamente. Quando é “fake”, todo mundo percebe! E a resistência vencerá…
- Não considerar o impacto nos clientes: é importante considerar o impacto das mudanças nos clientes e garantir que eles continuem satisfeitos com o serviço e produtos. Afinal: eles não são mesmo o centro e o sentido de tudo?
Considere e reflita sobre estes pontos antes e durante um processo de transformação mais forte ou mesmo quando precisar reagir a obstáculos persistentes nos seus desafios comerciais e de negócios ao longo da jornada!