A Inteligência Artificial Generativa (IA Gen) está se tornando parte integrante das áreas comerciais, e sua adoção promete ser tão rápida quanto a de outras tecnologias amplamente utilizadas hoje, como o computador, a internet e o smartphone. No entanto, em nossos projetos, temos percebido que boa parte dos times de vendas e marketing ainda está ansiosa, aguardando que a alta direção defina como essas ferramentas serão integradas à estratégia e operação comercial.
Embora algumas empresas já estejam testando diversas iniciativas nesse sentido, experimentando como a IA pode impactar seus resultados, o mundo corporativo, em geral, tende a ser mais cauteloso e conservador na adoção de tecnologias disruptivas. Assim, é possível que você esteja em uma empresa desse grupo mais reticente.
A boa notícia é que você não precisa esperar permissão para começar a integrar a Inteligência Artificial ao seu trabalho. Você pode tomar a iniciativa e começar a experimentar como essa tecnologia pode tornar suas atividades mais produtivas e eficientes.
Nessa linha, trazemos dois princípios práticos, baseados no livro Co-Intelligence de Ethan Mollick, que podem ajudar você a dar os primeiros passos:
1. Convide a IA para tudo
Em vez de tentar limitar a Inteligência Artificial a apenas duas ou três atividades específicas, pense em como essa tecnologia pode ser usada em todas as suas tarefas diárias. Parece exagero, mas quanto mais você integrar a IA em suas atividades cotidianas, mais evidente será o impacto positivo no seu desempenho.
No setor de vendas, isso pode significar utilizar a IA para escrever e-mails mais eficazes, personalizar propostas comerciais ou até prever objeções de leads com base em seus perfis. As possibilidades são vastas, e a experimentação será essencial para descobrir onde a Inteligência Artificial pode oferecer os melhores resultados para você.
Leia o nosso artigo “Como a inteligência artificial está transformando a experiência do consumidor“.
Pense na IA como um assistente que pode identificar oportunidades ocultas, gerar relatórios automáticos e até sugerir os melhores leads para priorizar em seu pipeline. Quanto mais você convidar a Inteligência Artificial a fazer parte do processo, mais ela se adaptará às suas necessidades, transformando insights em ações concretas e otimizando sua rotina.
Ao ampliar o uso da IA para diversos cenários, você não só ganha tempo, como também cria oportunidades para obter respostas mais precisas e eficientes. Além disso, você estará à frente de outros profissionais que ainda esperam que a empresa inclua a Inteligência Artificial nas suas iniciativas de capacitação.
2. Seja o humano do processo
Apesar dos avanços da Inteligência Artificial, ela ainda não substitui o papel crucial do ser humano em entender o contexto e garantir que os resultados finais sejam adequados. Ao utilizar IA em vendas, seu papel será garantir que cada interação seja refinada e personalizada. A IA pode gerar insights valiosos, mas cabe a você adaptá-los às necessidades específicas de cada cliente.
A Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta poderosa, mas lembre-se: você é quem a direciona. Ao supervisionar os resultados gerados pela IA, ajustar as recomendações e dar o toque final humano, você garante que as respostas sejam contextualizadas e não percam o fator humano, que é essencial para fechar negócios. Esse equilíbrio entre tecnologia e a interação humana é o que irá diferenciar suas abordagens e fortalecer a confiança dos seus clientes.
Usar a IA como um copiloto, e não como um substituto, permite que você aproveite o melhor dos dois mundos: a velocidade e criatividade da Inteligência Artificial e o contexto e a empatia que só você pode proporcionar.
Conclusão
Posicione-se desde já como alguém que maximiza o impacto da Inteligência Artificial em vendas, em vez de esperar que a tecnologia guie seus próximos passos. Aqueles que dominarem essa mudança serão os pioneiros em um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação.