A revisão da política de preço e a revisão constante do produto são de extrema importância para a transformação comercial de uma empresa. Esses elementos são fundamentais para manter a competitividade e o sucesso nos negócios.
Uma revisão cuidadosa da política de preços pode levar a uma melhor precificação dos produtos ou serviços, considerando fatores como a concorrência, os custos de produção, as margens de lucro desejadas e a percepção de valor pelos clientes. Uma estratégia de precificação eficaz pode permitir à empresa maximizar a receita, atrair novos clientes, reter os existentes e aumentar sua participação no mercado.
A análise das ofertas e a revisão do produto permite identificar oportunidades de inovação, ajustes ou novos lançamentos tornando a empresa mais atrativa e alinhada com as necessidades dos consumidores. Ao revisar e aprimorar continuamente o produto, a empresa pode fortalecer sua proposta de valor, diferenciar-se no mercado e manter-se relevante para os consumidores.
Ambos os aspetos desempenham um papel crucial na satisfação do cliente, nas vendas e no desenvolvimento do negócio como um todo.
Ao enfrentar o desafio de crescimento, a revisão da política de preço e do produto permite à empresa adaptar-se às mudanças no mercado, ajustar sua estratégia de precificação e melhorar a proposta de valor oferecida aos clientes. Essas revisões proporcionam uma base sólida para impulsionar o crescimento do negócio, atrair novos clientes, aumentar as vendas e melhorar a lucratividade.
Case de revisão continua do produto, preço e ofertas
Num projeto que realizamos na área de Educação, para uma reorganização comercial completa com cogestão comercial entre a instituição de ensino adquirida por private equity e a Pratika, tivemos o desafio de crescer rapidamente a base de alunos para venda e uma das ações extremamente relevante foi a análise profunda das oportunidades de posicionamento de mercado, com lançamento de novos cursos e revisão da política de preços e descontos que ajudaram a empresa a acelerar a curva de captação de alunos, minimizando os efeitos da competição local e diminuindo o tempo de decisão do aluno em efetivar sua matricula.