Projetos de revisão ou construção de Go-to-Market para produtos e serviços requerem uma abordagem ampla, que começa pela garantia de uma proposta de valor concreta, consistente e diferenciada para a empresa, no mercado.
Existem vários elementos importantes a serem analisados na construção e revisão de proposta de valor das empresas. Alguns dos principais são:
Segmento de clientes ou públicos específicos
É importante entender claramente quem são os clientes-alvo do seu produto ou serviço, quais são suas necessidades e desejos, e como você pode criar valor para eles (sempre ouvindo-os diretamente, é claro).
Problema a ser resolvido
Você precisa entender os principais problemas e desafios que seus clientes enfrentam e como seu produto ou serviço pode ajudá-los a superar esses obstáculos. Ajustes simples muitas vezes tornam a proposta muito mais poderosa.
Solução
Sua proposta de valor deve deixar claro como seu produto ou serviço é a solução ideal para o problema de seus clientes, de forma concreta e não apenas aspiracional.
Vantagem competitiva
É importante identificar o que torna seu produto ou serviço diferente e melhor do que a concorrência, e como você pode destacar esses diferenciais na sua proposta de valor.
Benefícios e custo x benefício
Sua proposta de valor deve destacar os principais benefícios que seus clientes terão ao usar seu produto ou serviço, como economia de tempo, aumento de produtividade, economia de dinheiro, entre muitos outros. E equilibrar a relação do custo para acessar esses benefícios.
Comunicação
É fundamental que a proposta de valor seja clara, concisa e fácil de entender, de modo que prospects e clientes possam entender facilmente como seu produto ou serviço pode ajudá-los a resolver seus problemas e atender suas necessidades.
Conclusão
Ao analisar e revisar cada um desses elementos, você pode criar uma proposta de valor forte e convincente que ajuda a destacar seu produto ou serviço no mercado. Este é, sem dúvida, o passo mais importante na revisão ou construção de estratégias de go-to-market.
As armadilhas mais comum que enxergamos na prática em empresas de diferentes setores é a falsa crença de que possuem uma proposta de valor sólida e consistente, pois ela foi pensada de dentro para fora, isto é, a partir das capacidades da empresa, mas sem levar verdadeiramente em conta as necessidades do público e do mercado neste momento. Necessidades mudam, concorrentes surgem ou se aprimoram e a empresa fica para trás, vivendo no passado e pior, sem dar conta disso.
Você está seguro de que sua proposta de valor está consistente e atualizada?